Alex Moura (aka Nautilus)

ALEX MOURA (aka Alex Nautilus)
Rio de Janeiro, Brasil
Site: multivita.com.br/alex
Linkedin: linkedin.com/in/alexnautilus
Email: Entre em contato

Criativo e empreendedor apaixonado pela relação entre design, interatividade e informação.

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Interesses principais
Interatividade, mobilidade, design, informação

Atuação
• Concepção de projetos digitais
• Desenvolvimento de projetos digitais
• Visão e análise de tenências de mercado
• Integração entre setores técnicos e artísticos
• Redação jornalística sobre mídia, jogos e design

Formação
• Desenho Industrial (Programação Visual) (UFRJ)

Idiomas
Português e Inglês, noções de Espanhol e Francês

Know-how tecnológico
Social APIs: Open Social, Twitter, Facebook, Yahoo, Linkedin
App Stores: Apple Store, Nokia OVI, Samsung Apps, Google Play, Opera Store
OS: Windows, Mac, Linux, Symbian, Windows 8, iPhone, Android
Software: Photoshop, Expression, AfterFX, Dreamweaver, Flash, CorelDraw, MS Office, NetBeans, HTML5 Construct, Carrara, Unity
Programming: PHP, HTML5, SVG, Phonegap, Java (J2ME), MySQL, JavaScript, Mobile SDKs

Empresas onde atuei
Hanzo
Creative Manager
(contratado - desde 2011)
The Social Games
Social Media Developer
(contratado - 2010)
Kindle
Web Developer
(terceirizado - 2008 à 2009)
Google
Quality Rater
(contratado - 2006 à 2007)
GLLG International
Interface Designer
(contratado - 1998 à 2002
Graph Style
Multimedia Developer
(contratado - 1993 à 1995)

Especializações
• Usability Testing and Design (Nielsen Norman Group)
• HTML5 Device APIs & Tools for Mobile App Development (Qualcomm)
• Rich Content for Mobile Devices (Adobe)
• Massive Multi-Player Online Game Development (IBM)
• Digital Enterprise Management (North Carolina State University)
• Market Segmentation, Targeting, and Positioning (Bank of America)
• Marketing Strategies for Growing Businesses (SBA E-Business Institute)
• Avoiding Patent, Trademark and Copyright Problems (SBA E-Business Institute)
• Globalization and World-Readiness (Microsoft)
• Digital Production Pipeline in Film, Television & Games (Autodesk)

The Social Poker App thesocialpoker.com

Estratégia de viralização para jogo nas redes sociais

O trabalho envolveu a criação de estratégias de viralidade, análise da concorrência e implementação de novas técnicas de métricas sociais. A The Social Games já possuía um jogo de sucesso em rede social própria, mas desejava expandi-lo para o Facebook e Orkut. Para isso foi necessário que eu projetasse camadas de comunicação que integrassem o jogo pré-existente nas duas plataformas distintas e incompatíveis entre si.

Underworld

Concepção original, roteiro, programação e animação para videogame.

Jogo adventure que concebi no início dos anos 90 e que está sendo readaptado em HTML5 para várias plataformas. O projeto inclui a criação de cenários, animação de personagens, programação e roteiro, além de ter sido meu ousado projeto de graduação na universidade.

WeShow App

Projeto de design e usabilidade de plataforma social de vídeo

A pedido do WeShow.com criei o aplicativo para Facebook e MySpace para permitir que usuários compartilhassem vídeos de toda a web diretamente de seus perfis nas redes sociais e os interligando com os serviços do site WeShow. O aplicativo foi bem sucedido e com grande número de usuários cadastrados já no mês de lançamento.

Planejamento, desenvolvimento e gerenciamento

O Sonhei é um guia completo de interpretação com dicionário de sonhos online com todas as informações para quem quer entender as mensagens ocultas nos sonhos. O centro funcional do projeto está na sua sofisticada rotina de busca de verbetes, que desenvolvi para ser ultra veloz e precisa, estruturada sobre uma detalhada base de dados. O site completou 10 anos de sucesso em 2013.

Agregador de notícias

Novidades, notícias, vídeos, fotos e blogs agregadas para quem quer ficar bem informado sem perder tempo. Fiz o site para mim, mas fico feliz que vários empresários e jornalistas também o acessem diariamente.

Concepção e desenvolvimento de serviço de impressão sob demanda

Concebi e desenvolvi o serviço que permitia que quadrinhistas independentes pudessem remotamente imprimir sob demanda pequenas tiragens de suas histórias em quadrinhos, com pagamento eletrônico e revisão digital de artes-finais. Um modelo de negócio ousado para os padrões brasileiros, mas que foi bem sucedido enquanto esteve operacional.

Via Embratel viaembratel.com.br

Programação de TV online em tempo real

A Embratel precisava que seus clientes pudessem imediatamente interagir com a empresa no lançamento da TV via satélite Via Embratel. Para isso, desenvolvi o sistema que atualiza automaticante a programação de todos os canais disponíveis para que os consumidores em potencial e os já assinantes possam ver toda a grade diária de programação. Os formulários de assinatura também foram desenvolvidos e otimizados para não ser desperdiçado o impulso de assinatura dos consumidores.

Vivo Torpedo Lembrete vivo.com.br/vivotorpedolembrete

Concepção de serviço para agendamento de eventos e compromissos via SMS

A Vivo lançou o serviço Torpedo Lembrete, produto criado por mim e transformado em realidade pela genial equipe da HANZO. É meu primeiro produto whitelabel, e em pouco tempo o serviço já se tornou um sucesso.

Blog sobre jogos sociais e casuais no jornal O Globo

Meu blog no jornal O Globo sobre o fascinante universo dos jogos sociais e casuais, onde milhões de brasileiros jogam e compartilham experiências de diversão online, incluindo as iniciativas no mercado nacional e com entrevistas exclusivas.

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Atividade Jornalística e acadêmica
• Blogueiro do jornal O Globo com o blog Social e Casual
• Colunista da Revista da Criação (Editora Meio & Mensagem)
• Colaborador do Clube Online do Clube de Criação de São Paulo.
• Professor na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas disciplinas "Design Digital" e "História em Quadrinhos".